Argus-a Vol. XIII Edición N° 52 / Junio 2024 / Argusa Artes & Humanidades Corp. CA. USA / Bs. As. Argentina / ISSN 1853-9904 / Index: MLA y Latindex
Presença e ausência na constituição de memórias na obra Antígona González, de Sara Uribe, e algumas das obras de Doris Salcedo
Bruna Franco Neto, Miguel Angel Ariza Benavides,
Vol. XII Edición N° 45

Shibboleth, Doris Salcedo en la Tate Modern / Foto cortesia: Nmnogueira

Resumo:

O seguinte artigo apresenta uma perspectiva de reflexão e de análise sobre a obra literária Antígona González,de Sara Uribe,e algumas das obras da artista Doris Salcedo, com relação especial ao conceito de memória e outros que estão relacionados a este como: presença, ausência e história. Constituindo o seguinte escrito, como um estudo das formas em que o conceito de memória, e alguns que podemse deduzir dele, estão presentes nas obras da escritora e da artista. Identificando e refletindo,sobre a relevância das discussões que tem no contexto artístico, social e histórico em que as obras estão integradas.

Palavras chave: ausência, memória, presença

Presence and absence in theconstitution of memories in thework Antígona González, by Sara Uribe, and some of  Doris Salcedo'sworks

Abstract:

The following article presents a perspective of reflection and analysis on the literary work Antígona González, by Sara Uribe, and some of the works of the artist Doris Salcedo, with a special relation to the concept of memory and others that are related to it, such as: presence, absence It is history. Constituting the following writing, as a study of the ways in which the concept of memory, and some that can be deduced from it, are present in the works of the writer and the artist. Identifying and reflecting on the relevance of the discussions in the artistic, social and historical context in which the works are integrated.

Keywords: absence, memory, presence

Fecha de recepción: 14/6/2022 / Fecha de aceptación: 28/7/2022

  • Compartir: