Argus-a Vol. XIII Edición N° 52 / Junio 2024 / Argusa Artes & Humanidades Corp. CA. USA / Bs. As. Argentina / ISSN 1853-9904 / Index: MLA y Latindex
Audiodrama Voz para Cumaná: Uma análise metodológica do processo criativo autoral de uma dramaturgia realizada com imigrantes venezuelanos, refugiados no Sul do Brasil durante um lockdown
Suzi Frankl Sperber y Gabriel Fontoura Motta / Universidade Estadual de Campinas / Brasil
Vol. XIII Edición N° 52

Resumo

Este trabalho pretende analisar a metodologia  de criação artístico pedagógica de uma dramaturgia autoral, realizada com imigrantes refugiados venezuelanos no Sul do Brasil durante a chegada da pandemia de covid-19. Utiliza-se, para análise, os conceitos da tradução da informação documentária, semântica,  estética e da transcriação, com base nos estudos em tradução dos autores Haroldo de Campos e Max Bense (2011). Interseccionamos ao trabalho teórico o objeto artístico desenvolvido em um audiodrama, oriundo da experiência de dar aulas de teatro com português, no projeto voluntário “Português na Prática”, assim, desenvolvendo o trabalho artístico com não atores, chamado de Sensibilidade Pedagógica em Porto Alegre (RS) entre 2019-2020. Os dados qualitativos, gerados através dos nossos encontros, são interpretados a partir do conceito autoral que experimenta o teatro como mediação e ferramenta expressiva através do pertencimento. Neste artigo, analisaremos o primeiro episódio da dramaturgia de "Voz para Cumaná" chamado "Um dia de Fúria" e protagonizado por Carlos Barrios, venezuelano refugiado de Portuguesa (Venezuela).

Palavras-chave: Sperber, Fontoura, Audiodrama; Informação Estética; Dramaturgia; Pulsão de Ficção; Transcriação

Resumen

Este trabajo tiene como objetivo analizar la metodología de creación artística y pedagógica de una dramaturgia actoral, realizada con inmigrantes venezolanos refugiados en el sur de Brasil durante la llegada de la pandemia del covid-19. Para el análisis se utilizan los conceptos de traducción de información documental, semántica, estética y transcreación, a partir de los estudios de traducción de los autores Haroldo de Campos y Max Bense. Intersectando el trabajo teórico está el objeto artístico desarrollado en un audiodrama, derivado de la experiencia de enseñanza de teatro con portugués, en el proyecto de voluntariado "Portugués en Práctica", desarrollando así un trabajo artístico con no-actores, denominado Sensibilidad Pedagógica en Porto Alegre (RS) entre 2019-2020. Los datos cualitativos generados a través de nuestros encuentros son interpretados a partir del concepto autoral que experimenta el teatro como herramienta de mediación y expresión a través de la pertenencia. En este artículo analizaremos el primer episodio de la dramaturgia de "Voz para Cumaná" llamado "Um día de Fúria" y protagonizado por Carlos Barrios, un refugiado venezolano procedente de Portuguesa (Venezuela).

Palabras clave: Sperber, Fontoura, Audiodrama; Información Estética; Dramaturgia; Pulsión de ficción; Transcreación

Fecha de recepción: 6/1/2024 -  Fecha de aceptación: 27/3//24

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