Argus-a Vol. XIII Edición N° 52 / Junio 2024 / Argusa Artes & Humanidades Corp. CA. USA / Bs. As. Argentina / ISSN 1853-9904 / Index: MLA y Latindex
De objeto a sujeito: a mulher na ficção de Nélida Piñon
Dileane Fagundes de Oliveira / Universidade Federal de Santa Maria / Brasil
Vol. VIII Edición N° 31

II Colóquio Interdisciplinar Corporeidade/Textualidades, PPG-Letras da Universidade Federal de Santa Maria- Novembro 2018.

Neste estudo, proponho-me a compor um mosaico de personagens femininas presentes em narrativas curtas de Nélida Piñon, para procurar entender como as relações de gênero, práticas sociais e históricas interferem nessas representações em: “I love my husband”, publicado no livro O cortejo do divino e outros contos escolhidos (2007), “Colheita”, presente no livro Sala de armas (1997), “Aventura de Saber”, “Breve flor” e “Os selvagens da terra”, publicados no livro O tempo das frutas (1997) e “A camisa do marido” presente no livro homônimo publicado em 2014. Assim, objetivo compreender como a escrita de Nélida contribui para a desnaturalização e desconstrução de práticas e discursos que legitimam as relações hierárquicas e dualistas de gênero e a normatização de papéis sociais.

Abstract

In this study I propose to put together a mosaic of feminine characters in some of Nélida Piñon’s short narratives in order to understand how gender, social practice and historical relations interfere with these representations. The short stories are: “I love my husband”, published in the book O cortejo do divino e outros contos escolhidos (2007), “Colheita”, from Sala de armas (1997), “Aventura de Saber”, “Breve flor” and “Os selvagens da terra”, published in O tempo das frutas (1997) and “A camisa do marido”, from the book with the same title, published in 2014. Therefore, I seek to understand how Nélida’s writing helps to the denaturalization and deconstruction of practices and discourses that legitimize the hierarchical and dualist relations of gender and the normalization of social roles.

 

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